História

A história é uma “estória”

A palavra estória foi utilizada durante muito tempo para designar uma narração ou lenda, o que é diferente das ciência história, que é estudo científico da evolução da civilização humana. Conceitos à parte, a palavra estória caiu em desuso e “história” é hoje a palavra utilizada para retratar qualquer forma de narrativa, seja ela cientifica ou não.

Quantas vezes ouvimos alunos ou pessoas simplesmente afirmar que não conseguem aprender o conteúdo de história porque este não tem seguimento ou nexo. Então, porque tantas pessoas gostam de ler livros de romance, drama ou aventura? a resposta é simples: estas “estórias” possuem começo, meio e fim. Possuem um enredo que atraem a atenção do leitor. Mas a estória do mundo ou do Brasil não possui este enredo? É claro que sim. Basta que o aluno seja colocado “dentro” da estória e se sinta parte dela, como se ele fosse o personagem histórico, compreendendo a sua forma de pensar, porque fez isso ou aquilo, e principalmente o porquê deste personagem ter sido importante, para que nós tanto tempo depois estejamos estudando-0.

É impossível para qualquer pessoa na face da Terra se achar realmente livre sem ter consciência de quem ele é ou mesmo, porque o mundo deste jeito. Vamos fazer um exercício: se você levantar pela manhã e se perguntar: “quem sou eu?”, certamente vai se lembrar de quando nasceu, de seus pais e de seus irmãos, da sua escola, seus amigos, da sua infância e adolescência. Você estará simplesmente tentando descobrir a sua identidade, ou seja, a sua história. Se você tiver 18 ou 20 anos, você será a soma de todas as suas experiências vividas até o “hoje”. Sem lembranças é impossível ter identidade própria e verdadeira, e é essa identidade e consciência que permitirá transformar o que está errado em sua vida e ser mais realizado como Ser Humano. A história oficial e científica nada mais é do que estudo da vida do homem no planeta: seu nascimento, infância, adolescência e maturidade.

Se vivemos em um mundo e em um país que apresentam grandes problemas a resolver, é o estudo do passado da humanidade e dos brasileiros, das estruturas sócio culturais e sua evolução do tempo, que nos permitem compreender a existência desses problemas de hoje, e nos darão a certeza de que poderemos solucioná-los no futuro.

A história é este convite incessante à auto-analise, ao auto-conhecimento e da busca de novas soluções para velhos problemas. É o começo, o meio e o fim de toda a compreensão sobre este planeta e sobre as pequenas grandes criaturas(homens) que nele vivem.

Ruptura ou Continuidade

LiveZilla Live Chat Software